Dicas para curtir seu Cruzeiro
Os números oficiais só vêm em agosto, mas a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) estima que mais de 460 mil brasileiros tenham feito um cruzeiro na última temporada nacional. Esse número deve crescer ainda mais no próximo período de navios na costa brasileira, que começa em novembro.
Para que esse momento tão aguardado seja perfeito, é preciso se preparar, e foi pensando nisso que a entidade lançou uma nova edição um compilado de boas práticas para cruzeiristas, com informações essenciais para quem pretende saber tudo antes de embarcar em um cruzeiro resumidas em duas páginas.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!
O que é permitido levar em um navio? Quais documentos devo ter em mãos? O que fazer no embarque e no desembarque? Minha bagagem tem limite de tamanho? Essas e outras informações aparecem no material, que teve seu layout totalmente reformulado e chega em uma versão mais ilustrada e interativa, facilitando a visualização de temas importantes.
“Um estudo da CLIA Brasil mostra que 90% das pessoas fizeram um cruzeiro pretendem repetir a viagem. É para garantir a segurança e tranquilidade dessas e de todas as outras pessoas que vão navegar pela primeira vez que modernizamos e atualizamos esse manual, criado pela CLIA Brasil há alguns anos. A ideia é que os cruzeiristas recebam esse documento assim que efetuarem a compra da sua viagem, para que possam se preparar para o tão esperado momento sabendo desde como arrumar suas malas, até procedimentos de desembarque” disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
Algumas Dicas
Alguns pontos devem ser observados para não gerar contratempos na viagem; como não levar alimentos e bebidas, estes itens são retidos no check-in e devolvidos ao final da viagem, e itens como velas,incensos, secadores de cabelos, ferro de passar roupas, etc, são proibidos,pois podem causar incêndios.
Algumas companhias oferecem check-in online, o que economiza tempo no terminal
Preste atenção ao horário de embarque. O check- in começa depois das 11 horas
Documentação
•Para viagens nacionais, basta o RG ou o CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válido e em bom estado de conservação
•Se o passageiro for estrangeiro residente no Brasil, deve portar passaporte válido por pelo menos seis meses e RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) válido. Para
estrangeiros não residentes é necessário o passaporte válido por no mínimo seis meses e tarjeta de entrada no país carimbada pela imigração
•No caso de destinos internacionais, tenha em mãos o passaporte e o visto. Os passageiros também devem preencher uma declaração de bagagem acompanhada (DBA)
Desembarque
•Ainda a bordo, verifique todas as despesas. Em caso de dúvidas, dirija-se à recepção. Todas as divergências devem ser resolvidas a bordo. Nenhuma análise e reembolso são feitos após o desembarque.
•Quando procurar a mala no terminal, observe se realmente é sua. Coloque etiquetas de identificação dentro e fora da mala. Muitas bagagens podem ser bem parecidas.
Uma dica muito importante: não esqueça de fazer seu seguro viagem, assim te previne e te deixa mais tranquilo caso aconteça algo. Vale lembrar que as consultas médicas são pagas à parte e custam caro.
Fonte:https://brasilturis.com.br/